Propor novo Serviço Online

Como posso identificar se um Processo pode ser convertido num Serviço Online?

1. O Processo tem como base um Verbo / uma Acção:

PEDIR uma Certidão

PAGAR os meus impostos

COMPRAR um Passe de Acesso a uma Exposição ou Conferência

APRESENTAR uma Queixa Policial

CONFIRMAR os dados associados a um Número de Contribuinte


2. O Processo tem um Princípio, um Meio e um Fim:

- Princípio – o Cidadão faz o Pedido

- Meio – a Plataforma SEPE e/ou os Organismos Públicos responsáveis executam o Serviço

- Fim – o Cidadão recebe o retorno do Pedido que fez (bem, serviço, documento, informação, …)

Até à conclusão do Serviço mesmo que distante no tempo, considera-se que o Processo ainda está a decorrer.
Exemplo: O Cidadão regista uma queixa por furto do seu veículo automóvel na base de Ocorrências Policiais. O Serviço só está concluído se o veículo for recuperado ou quando o processo for arquivado por se terem esgotado os prazos legais.


3. O Serviço Online tem como objectivo servir o Cidadão. 

Não é um Processo interno da Administração Pública ou do Estado a relacionar-se com o próprio Estado.

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